sexta-feira, 26 de junho de 2009

HISTÓRIA DA CIDADE

O português Martim Afonso de Souza desembarcou na Ilha de São Vicente em 22 de Janeiro de 1532, criando o primeiro núcleo populacional do Brasil, uma história rica, com muita beleza natural e nessa história está a cidade de Mongaguá que pertenceu por muitos anos a São Vicente, se libertou em 24 de Dezembro de 1948 quando passou a ser do Município de Itanhaém.
Com a criação do Distrito de Mongaguá o desenvolvimento no setor comercial toma uma grande impulso. Em menos de 10 anos, após a criação do Distrito de Mongaguá, o movimentos de emancipação tomou conta de cada esquina, pois a cidade atendia às exigências da Lei de Emancipação. O povo é convocado para participar desse movimento. Só que esse sonho quase se torna um pesadelo, pois o IBGE, instituto que faz recenseamento, o qual publicara em 1950 os números de habitantes de Mongaguá: 444 homens e 382 mulheres num total de 826 habitantes. Graças a colaboração da Empresa Elétrica de Mongaguá que tinha o controle das moradias particulares, constatou-se que com a população flutuante da cidade, estavam cadastrados 6.000 habitantes.
Cumprida então as formalidades legais, foi marcada a 7 de Dezembro de 1958 o plebiscito determinado pela Assembléia Legislativa de São Paulo é marcado pelo juiz de 119ª Zona Eleitoral a eleição do plebiscito. E o desejo da população de Mongaguá foi alcançado com uma votação esmagadora e o plebiscito foi aprovado. Em 31 de Dezembro de 1958 o governador, Dr. Jânio da Silva Quadros assina a Lei e Mongaguá é elevado a categoria de Cidade, pela criação do Município.
Neste olhar retrospectivo do passado, não poderia faltar uma referência, breve que seja, a um monumento histórico que foi, nos tempos idos o atual Hotel Clube Marinho, quer porque evoca a personalidade do Dr. Fernando Arens Júnior, como desbravador do sertão que era então a Praia Grande, quando do seu espírito de bandeirante ergueu aquele velho casarão, quer porque ele representa uma fase histórica de Mongaguá. Durante muitos anos o velho sobradão foi o único hotel e bar entre São Vicente e Itanhaém que se tornou o centro de convergência de famílias que se expunham aos riscos da maré e do areião em busca de um recanto encantador e repousante de políticos, homens de negócios, banqueiros e boêmios. E foi numa dessas marés altas que o imortal Ruy Barbosa, em viagem acidentada encalhou o automóvel que o conduzia e teve que passar um pernoite no velho casarão da esquina da rua São Vicente, atual Av. Getúlio Vargas. É hoje a sede da Prefeitura Municipal.
Significado do Nome
No século XVI, os primeiros habitantes de Mongaguá foram os índios Tupi-Guarani que habitavam em suas tendas às margens dos rios Mongaguá e Iguapeú, onde a pescaria era farta. O nome de Mongaguá foi dado pelos índios, que quer dizer: Água Pegajosa, Mongaguá teve outros nomes como: Terra dos Santos dos Milagres e Terra dos Padres.
Aniversário da Cidade
07 de Dezembro
CARACTERÍSTICAS
Mongaguá conta com 13 Km de orla marítima em uma única praia, dividida somente por bairros ao longo de sua extensão. Município bem urbanizado que recebe um grande número de turistas na temporada.
Possui rios navegáveis, onde circulam somente barcos de pequeno calado. O Rio Mongaguá que deu o seu nome ao Município, atravessa o centro da cidade com suas margens urbanizadas. Mongaguá possui vários pontos turísticos interessantes, entre eles estão: uma das maiores plataformas de pesca marítima do mundo, que adentra 400 metros ao mar, formando um T. Além de Rios para pesca, o parque Poço das Antas com uma área de lazer com cachoeiras, Parque ecológicos, Aldeia Indígena, Praias para prática de esportes náuticos, Centro Cultural Raul Cortez , Turismo Rural e ecológico e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário